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Equipe
Professora Dra. Renata da Silva Dessbesel
Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR-PG. Professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Membro do Grupo de Pesquisa: O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática (SBEM).
Lattes
Orcid
Professora Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Ponta Grossa - PR, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa: O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência e membro do GT13 (SBEM).
Lattes
Orcid
Professora Dra. Elsa Midori Shimazaki
Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente - SP, Brasil e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá- PR, Brasil e Membro dos Grupos de Pesquisa: O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Interação e Linguagem.
Lattes
Orcid
O ensino de matemática na educação de surdos apresenta múltiplas possibilidades, como a utilização de recursos didáticos pedagógicos, a escolha de estratégias e seleção das atividade a serem desenvolvidas em sala de aula.
O MatHelp tem como objetivo reunir sugestões de materiais manipuláveis e digitais para o ensino e aprendizagem de matemática, sugestões de leituras e pesquisas na interface do ensino de matemática na educação de surdos.
Criado em 2021, foi pensado como uma forma de colaborar no processo de planejamento e organização dos recursos didático pedagógicos, trazendo sugestões de videoaulas, produtos educacionais, jogos online e propostas para serem aplicadas em sala de aula.
Dessa forma, espera-se que os professores de Matemática encontrem inspirações para suas aulas, os estudantes surdos, materiais para complementar os estudos, e os pesquisadores da área, indicações de estudos já realizados.
O uso de materiais manipuláveis e digitais favorecem o processo de ensino e aprendizagem de matemática, ao oportunizar a visualização dos conceitos desenvolvidos, atuando como instrumentos mediadores na aprendizagem. Esses materiais e sugestões de leitura, foram selecionados a partir da revisão de literatura realizada em base de dados.
Matemática visual na educação de surdos: ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer uma rede de conhecimento, em que professores e pesquisadores interessados no tema compartilhem experiências e materiais. Tem uma sugestão? Envie-nos por meio do email que iremos divulgar e ampliar as possibilidades do ensino de matemática na educação de surdos.